No sábado (6), o Jacareí Rugby tem mais um desafio pela Copa Caipira 2024. Desta vez, o time jacareiense enfrentará o Ilhabela, fora de casa, em busca da terceira vitória na competição. A partida acontecerá no Estádio Municipal Ferreirão, às 17h, em Ilhabela/SP.
Os jacarés são os atuais líderes da Copa Caipira. Em dois jogos já realizados, o time conseguiu duas vitórias, somando oito pontos. São José é o segundo colocado com seis pontos. Ilhabela vem na terceira posição com dois pontos. A primeira e única partida dos caiçaras até o momento foi diante dos joseenses com empate por 20 a 20. Pinda e Iguanas fecham a classificação ainda sem pontos conquistados.
Jacareí e Ilhabela têm um histórico de confronto com dois jogos no longínquo ano de 2013. Ambos se enfrentaram pela Copa São Paulo daquele ano, o equivalente à 2ª divisão do Campeonato Paulista. Nas duas ocasiões, os jacarés levaram a melhor. Venceram fora por 49 a 10 e em casa por 18 a 7. Daquele time, os destaques foram Matheus Daniel, hoje jogando no rúgbi português, e Lucas Drudi, que se recupera de lesão, mas ainda atua pelo clube.
A Copa Caipira 2024 é um torneio regional organizado pela Federação Paulista de Rugby e disputada por cinco equipes: Jacareí, São José, Iguanas, Pinda e Ilhabela. Todos jogarão contra todos em turno único e o campeão será a equipe que somar mais pontos ao longo dos quatro jogos. Neste torneio, o Jacareí já enfrentou: Iguanas na primeira rodada com vitória por 19 a 8, e Pinda na segunda com triunfo por 45 a 13. Além desses jogos, os jacarés têm pela frente o duelo contra Ilhabela (6 de abril) e São José (20 de abril).
Fora de campo – Jacareí Rugby e Ilhabela são parceiros de longa data. Por não disputar torneios nacionais, o time litorâneo empresta jogadores de seu plantel para reforçar os jacarés em competições como o Campeonato Brasileiro. Os exemplos mais recentes de atletas que preenchem este posto são: Piero Pozzi, Alex Francelino e Gustavo Sirino. Além deles, nomes históricos do Jacareí Rugby também foram revelados pelo Ilhabela, como é o caso de Rafael Goes e Leonardo Ceccarelli.
No feminino, também existe esse intercâmbio. São os casos das atletas Allanis Morais, Jeniffer Sousa, Larissa Gomes e Gabriele Batista, que defendem Jacareí por torneios nacionais e estaduais.
Outras disputas no fim de semana – Ainda no sábado, as equipes femininas M14 e M18 do SESI Jacareí Rugby disputam o Torneio Paulista de 10-a-side em São José dos Campos/SP, a partir de 9h, no CT Ange Guimerá. Em Ilhabela/SP, o time masculino M16 fará um amistoso contra os donos da casa, às 15h, como preliminar da partida principal.
Aniversário de Jacareí – No dia 3 de abril de 2024, data em que a cidade de Jacareí completou 372, o Jacareí Rugby realizou clínicas de rúgbi em dois períodos do dia. Pela manhã, a participação foi com o público infantil, entre 6 e 14 anos. No período da tarde, o envolvimento foi com o juvenil, com jovens entre 14 e 19 anos. O intuito das atividades foi dar visibilidade ao esporte e promover a modalidade junto aos munícipes no Parque da Cidade.
Foto: Ícaro Leal/Jacareí Rugby