Jacareí recebe na terça a escritora africana Vera Duarte

0 0

A escritora Vera Duarte, de Cabo Verde, estará em Jacareí nesta terça-feira (10) para a palestra “O papel da escrita de mulheres no processo de emancipação feminina em Cabo Verde: de Antónia Gertrudes Pusich à contemporaneidade”, também título do livro de sua autoria.

A palestra — promovida pela Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu e Academia Jacareiense de Letras – começa às 20h, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (rua XV de Novembro, 143, Centro).

Vera Duarte, que também é conhecida pelo seu ativismo, vai abordar aspectos que levaram a mulher, ao longo da história, a sair da posição de “espectadoras”, inclusive na literatura. “As mulheres foram se recusando a ficar na posição de simples espectadoras passivas e passaram a traçar os seus próprios caminhos, reorientando a sua maneira de estar na vida e no mundo, ainda que a custo de grandes sacrifícios”, avalia a escritora.

Ainda segundo Vera, é neste processo que a voz das mulheres emerge vibrante também na literatura. “Como uma contribuição maior para a arte universal, certamente, mas também como participação no projeto de emancipação da mulher”, completa.

Carreira – Cabo-verdiana do Mindelo, ilha de São Vicente, Vera Duarte é formada em Direito. Em 1993, assumiu, como primeira mulher, a Comissão Africana do Direito dos Homens e dos Povos e, pela sua atividade em prol dos Direitos Humanos, recebeu o prêmio Norte-Sul de Direitos Humanos de Lisboa do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa.

Foi Ministra da Educação e Ensino Superior de Cabo Verde de 2008 a 2010. Sua obra de estreia, Amanhã a madrugada, de 1993, foi seguida por O arquipélago da paixão, em 2001, que recebeu o prêmio Tchicaya U Tam’ SI de poesia africana. Em 2004 recebeu o prêmio Sonangol de literatura, pelo romance A candidata (publicado no Brasil em 2012). Em 2005, publicou Preces e súplicas ou os cânticos da desesperança. Em 2007, foi a vez de uma coletânea de ensaios na área dos Direitos Humanos intitulada Construindo a utopia; em 2010, uma coletânea advinda de sua obra poética intitulada Exercícios poéticos. Agora, em 2013, no Brasil, Vera está lançando o volume de crônicas A palavra e os dias.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *