Estudantes de Jacareí vencem concurso de redação

1 0

Pedro Felipe de Abreu Braz, aluno da Emef (Escola de Ensino Fundamental) Professora Beatriz Junqueira da Silveira Santos, foi um dos vencedores do 3º concurso de redação Tempos de Escola. Jacareí teve ainda mais dois alunos que conquistaram o prêmio: Suzana Ferreira Antunes dos Santos e Fávio José Avelar Lima, ambos da rede estadual de ensino.

O concurso Tempos de Escola é uma iniciativa do Instituto Votorantim, em parceria com o Ministério da Educação e o Canal Futura, que visa premiar redações de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas dos municípios brasileiros.

Para escrever a redação, Pedro Felipe, de 10 anos, buscou inspiração em uma tia que vive no interior de Minas Gerais. Foram cinco dias ouvindo depoimentos da própria mãe, Maria Aparecida de Abreu Vaz, e alguns telefonemas. “Eu escolhi a minha tia (Glória Abreu) porque ela teve uma história de superação”, diz o aluno.

Na redação, com título Persistindo em Sonhar, Pedro narra a infância da tia, marcada por jogos de brincar, como revela o trecho a seguir: “… brincava muito de amarelinha, corda, roubar-bandeirinha, entre outras”. Mas, em meio às brincadeiras, Pedro destaca o gosto da tia pelo ambiente escolar, apesar da dificuldade de acesso à escola. “Gostava muito de participar de todas as atividades escolares (…) Ciências era a disciplina preferida de Glória, na qual tirava a melhor nota. Todos os dias ela andava aproximadamente dois quilômetros para chegar à escola (…).”

Pedro recebeu como prêmio uma bicicleta aro 20. A entrega foi feita em evento promovido pela Prefeitura de Jacareí, empresa Fibria e o Canal Futura, em cerimônia realizada na última quarta-feira (16) no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a professora Célia Braz da Silva Souza, mais que a conquista do prêmio, a participação no concurso é importante porque contribui com a aprendizagem, já que exige leitura, pequisa e escrita, mas também reforça os laços familiares. “As crianças são estimuladas a descobrir mais sobre seus pais e parentes, sobre como foi sua infância, sua vida escolar para poder desenvolver a redação.”

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
100 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *