Palestras, consultorias e cursos, entre outras atividades voltadas a novos empreendedores ou a micro e pequenos empresários dispostos a ampliar sua fatia num mercado cada vez mais competitivo. Em Jacareí, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o posto do Sebrae-SP oferece uma série de atividades com esse objetivo, e já tem mostrado resultados positivos.
Inaugurado oficialmente em dezembro de 2011, o posto do Sebrae-SP registrou um total de 245 atendimentos em janeiro – um indicador do aquecimento de, principalmente, setores de comércio e serviços. Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Emerson Goulart, o anúncio de grandes empreendimentos em Jacareí, como as chinesas Chery e Sany, atrai naturalmente uma série de outros pequenos negócios, principalmente na área de serviços.
“Mas esse cenário, cada vez mais exigente, exige uma qualificação permanente, e as atividades oferecidas se apresentam como uma oportunidade para acompanhar o ‘mercado’ no mesmo ritmo”, comenta Emerson.
Segundo a pesquisa Cenários 2020 elaborada pelo Sebrae-SP, há cinco milhões de empreendedores em São Paulo. Em 2020, a projeção é que esse número chegue a seis milhões de empresários – uma empresa para cada 17 habitantes.
O posto de atendimento ao empreendedor de Jacareí é uma parceria entre a prefeitura e o Sebrae-SP e conta ainda com o Sindicato Comércio Varejista, Sindicato Rural, Rotary, Ciesp e Associação dos Contadores e Contabilistas.
Agenda – Para o mês de fevereiro estão abertas inscrições para palestras nas áreas de administração, qualidade, marketing e jurídica, ministradas por consultores do Sebrae-SP. Além disso, serão realizadas consultorias coletivas sobre administração geral, pesquisa e análise de mercado e formação de preço de venda.
Os interessados podem fazer sua inscrição no posto do Sebrae-SP de Jacareí, que funciona no mesmo prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – rua Lamartine Delamare, 153, Centro, das 8h às 17h. Informações: 3952 7362.
Confira a programação:
Palestras
14/2, 10h às 12h — Motivar sua empresa: trabalhar com um time de sucesso
15/2, 10h às 12h — Qualidade no relacionamento com o cliente
24/2, 10h às 12h — Plano de marketing: uma ferramenta estratégica
27/2, 10h às 12h — Gerenciamento de fluxo de caixa
28/2, 10h às 12h — Como evitar reclamações trabalhistas e contrato de trabalho
Consultorias coletivas
14/2, 14h às 16h — Administração geral
24/2, 14h às 16h — Pesquisa e análise de mercado
27/2, 14h às 16h — Formação de preço de venda