Mais de 11 mil crianças já foram vacinadas contra Pólio em Jacareí

0 0

Mais de 11 mil crianças já receberam a dose da vacina contra a poliomelite em Jacareí. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 14.879 crianças, de 0 a 5 anos, até o dia 5 julho, quando será encerrada a campanha na cidade.
Todas as crianças que ainda não tomaram a “gotinha” devem ser levadas a qualquer Unidade Básica de Saúde, das 8h às 16h. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda causada por três tipos de poliovírus (I, II e II).

Nos quadros mais severos, a poliomielite pode manifestar-se com formas paralíticas e causar óbito. A transmissão pode ocorrer de pessoa para pessoa,  através de secreções nasofaríngeas, ou de objetos, alimentos e água, contaminados com fezes de doentes ou portadores. O período de incubação varia de dois a 30 dias (em geral, 7 dias).
A suscetibilidade é geral, sendo que a infecção natural ou a vacinação conferem imunidade duradoura ao tipo específico de poliovírus. No Brasil, a poliomielite está erradicada, e o registro dos últimos casos confirmados foi em 1989 nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba.

Continua a vacinação contra a gripe A
Em Jacareí, a vacina que protege contra a Influenza sazonal (gripe comum) e Influenza A H1N1, continuará sendo oferecida nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) até o término de seus estoques, para as pessoas que fazem parte dos grupos de risco.
A meta é vacinar 33.888 pessoas (idosos, gestantes e crianças de 6 meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias, além de profissionais da saúde).
Segundo a Secretaria de Saúde, a Campanha contra a Influenza ainda não atingiu a meta, devido ao receio “sem fundamento” de reações adversas da vacina. No entanto, é uma vacina pouco reatogênica (pode ocorrer reação local, como edema, vermelhidão), e é constituída de vírus inativado, não sendo possível causar a doença.

A Secretaria de Saúde informa ainda que a vacina é aplicada no período de sazonalidade, ou seja no período de circulação de vírus respiratórios, nos meses de estações climáticas mais frias, e algumas pessoas já estão com vírus em incubação. Nem todos os vírus respiratórios são combatidos através desta vacina, apenas o da Influenza sazonal e da Influenza A H1N1.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *