Mais de 3 mil pessoas fizeram teste de HIV em Jacareí na última semana

0 0

Encerrada  no último sábado (1º) com festa no Parque da Cidade, a Campanha Fique Sabendo superou as expectativas em Jacareí. De acordo com Andrea    Inocêncio, coordenadora do Programa Municipal DST/Aids desenvolvido pela Secretaria de Saúde, a meta era que fossem realizados 2.500 testes para a identificação do HIV/AIDS, mas durante o período da campanha (22 de novembro a 1º de dezembro) foram feitos 3.197 testes.

Andrea ressalta que 60% das pessoas fizeram o teste pela primeira vez. “O resultado foi muito bom. O principal objetivo da campanha foi incentivar as pessoas a fazer o teste e descobrir a existência do HIV/AIDS. Saber do contágio precocemente aumenta a expectiva do soropositivo.Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida”, informou.

No sábado, mais de 500 pessoas passaram pelo Parque da Cidade, durante o evento que marcou o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Um dos destaques foi o espetáculo interativo Labirinto das Sensações, internacionalmente premiado, apresentado com o objetivo de sensibilizar o público para a prática de sexo seguro.

Quem quiser fazer o teste pode procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento – rua Purus, 79 Jardim Paraíba, das 8h às 16h. O teste é gratuito.

Números – Atualmente são 570 pacientes fazem tratamento para Aids em Jacarei – com medicação antirretro viral (coquetel). O maior número de pessoas contaminadas é de adultos jovens – entre 20 e 34 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, um em cada quatro brasileiros infectados com o vírus do HIV desconhece sua situação sorologica. Atulmente 530 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Desse total, 135 mil (25,4%) desconhece seu diagnótsico. Fatores como preconceito e barreiras culturais dificultam o diaganóstico precoce da doença.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *