Morre Oscar Niemeyer

0 0

Morreu nesta quarta-feira, às 21h55, o arquiteto Oscar Niemeyer, 104 anos. A causa da morte é insuficiência respiratória. Ele estava internado no Hospital Samaritano, localizado em Botafogo, no Rio de Janeiro, desde 2 de novembro, quando foi diagnosticado com desidratação.

O mesmo motivo o levara, no início de outubro, a passar duas semanas no mesmo hospital. Neste período, ele teve duas hemorragias digestivas e apresentou quadro de insuficiência renal, motivo que o levou a fazer hemodiálise. Ele completaria 105 anos no próximo dia 15.

A razão do sucesso de Niemeyer está em sua ligação com um certo momento histórico do Brasil. “Sua carreira coincide com a modernização do Brasil. Ele foi um gênio no momento que a arquitetura queria se reinventar radicalmente”, diz Frederico Flósculo, professor de Arquitetura da Universidade de Brasília (UnB). Ao mesmo tempo, na definição de Flósculo, “suas obras têm a mesma marca, uma força plástica e de expressão que ignora as necessidades dos demais seres vivos”.

A ventilação ruim e a iluminação insuficiente são os problemas mais apontados. “O Museu Nacional em Brasília, por exemplo, é um pavor climático. É um prédio totalmente fechado e uma praça toda cimentada com cerca de seis hectares. Nos dias de hoje, isso chega ao limite da ignorância em relação ao clima e ao conforto”.

Família – Niemeyer manteve-se lúcido e produtivo até pouco antes de se internar. Até perto de completar cem anos, em 2007, gozava de ótima saúde, desafiando as recomendações médicas clássicas sobre alimentação e hábitos de vida. Comia carne vermelha e ovos e fumava cigarrilhas Davidoff sem nenhuma culpa. Depois, a idade avançada começou a pesar. Em 2006, aos 98 anos, Niemeyer caiu em casa e fraturou o quadril. Mais adiante, foi internado com infecção urinária, teve arritmia cardíaca, retirou a vesícula, operou um câncer no intestino.

Deixa a sua segunda esposa, Vera Lúcia, com quem se casou em 2006, dois anos após ficar viúvo de Annita Baldo (1909-2004), e uma família de quatro gerações, formada pela filha Anna Maria Niemeyer, cinco netos, treze bisnetos e cinco trinetos.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *