Postos de combustível de Jacareí têm prazo de 60 dias para indicar se etanol é mais rentável que gasolina

0 0

Foi publicada na última quinta-feira (6), no Boletim Oficial de Jacareí, lei que obriga postos revendedores de combustíveis do município a exibirem informações do valor percentual do litro do etanol comum em relação ao litro da gasolina comum. Os estabelecimentos têm prazo de 60 dias para se adequarem à nova regra. O texto da lei, de número 5.771/2013, é de autoria do vereador Hernani Barreto (PT).

Pela nova regra, os revendedores devem exibir os valores percentuais em local visível para o consumidor, respeitando o mesmo tamanho dos anúncios com os preços e utilizando os dizeres “NESTE ESTABELECIMENTO O PREÇO DO ETANOL COMUM CORRESPONDE A ___% DA GASOLINA COMUM”. O informativo poderá ser afixado na própria bomba.

Na prática, a regra significa que os consumidores poderão saber se o preço do etanol corresponde, no máximo, a 70% do valor da gasolina, o que, segundo especialistas, é o limite para que este combustível seja mais vantajoso. “Se a gasolina estiver sendo vendida por R$ 2,00 e o etanol por R$ 1,00, por exemplo, o informativo virá com a porcentagem de 50%, significando que, neste caso, compensa optar pelo etanol”, explica Barreto.

Atualmente, cerca de metade da frota brasileira é composta por carros flex, que podem optar por ambos os combustíveis. Aproximadamente 90% deles, de acordo com representantes de postos de combustíveis, poderiam ser beneficiados pela exibição da informação das porcentagens.

“O projeto atende ao Código de Defesa do Consumidor, pois visa à transparência e harmonia das relações de consumo. A exibição dos percentuais vai auxiliar o consumidor no momento de decidir por um combustível ou outro e ele não vai precisar ficar fazendo ‘continha’ na hora da compra. Com isso, a prestação dos serviços será facilitada e ficará mais ágil, evitando filas no postos”, ressalta o vereador.

De acordo com Barreto, o texto da lei foi debatido com representantes dos postos de combustível de Jacareí há cerca de um mês e a aceitação foi unânime. O próximo passo, segundo ele, será a visita aos estabelecimentos para esclarecer eventuais dúvidas e ajudar na implementação da lei.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *