Hoje tem concerto de piano com o renomado Marcelo Bratke em Jacareí

0 0

Jacareí recebe nesta quarta-feira (14), às 20h, na Sala Mário Lago (Pátio dos Trilhos), o pianista e maestro Marcelo Bratke e a Camerata Brasil. Entrada gratuita. O espetáculo faz parte do projeto Brasil Plural 2, idealizado e dirigido por Bratke, e que, além de Jacareí, percorre várias cidades do Vale do Paraíba.

O repertório vai de Villa-Lobos a Tom Jobim, do erudito ao popular, enfocando estes grandes compositores que marcaram a diversidade cultural brasileira para sempre, buscando inspiração na cultura popular e na natureza brasileiras.

Concertos didáticos – O projeto inclui também os concertos didáticos, realizados sempre antes de cada apresentação e voltados a crianças e adolescentes da rede pública de ensino – será às 19h, também na Sala Mário Lago. Também chamado de ensaio aberto, é dividido em três etapas: a introdução, que apresenta os instrumentos musicais, suas histórias e recursos sonoros; o desenvolvimento, que traz uma passagem do programa do concerto ilustrada com explicações do pianista; e a conclusão, que aborda a importância da música na vida das pessoas e como meio de comunicação social.

“Além da excelência artística, Brasil Plural evidencia o poder da música enquanto meio de comunicação entre pessoas, gêneros musicais e fatores culturais que, apesar de terem origens antagônicas, são complementares entre si e podem conviver harmoniosamente. É um espetáculo musical que em todos os seus aspectos revela os dois Brasis que existem em nosso país, unificados através da música”, afirma Bratke.

Bratke – Pianista brasileiro radicado em Londres, Bratke tem se apresentado nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo como o Carnegie Hall, Queen Elizabeth Hall, Wigmore Hall, Konzerthaus de Berlim e Suntory Hall, em Tóquio. Apesar de sempre embasado na tradição erudita, tem ido além das fronteiras deste universo. Já se apresentou em duetos com o pianista britânico de jazz Julian Joseph, com o percussionista Naná Vasconcelos, com o cantor Milton Nascimento e com as cantoras pop Fernanda Takai e Sandy.

Um grave problema congênito tolheu a visão de Marcelo Bratke até os 44 anos, impedindo que ele lesse partituras, mas não que ele se tornasse, segundo o jornal britânico The Daily Mail, “um dos maiores pianistas clássicos do mundo”. Submetido a uma cirurgia nos EUA, Bratke pode ver o rosto da mulher com quem estava casado havia 25 anos, a artista plástica Mariannita Luzzati. Sua história será contada pela escritora inglesa Kate Snell, uma das biógrafas da princesa Diana.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *