Prefeitos da região assinam protocolo para formar o consórcio do SAMU

0 0
Na manhã de quinta-feira (1º), os prefeitos de oito cidades da região do Vale do Paraíba deram mais um  passo para a implantação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na região. Foi assinado o protocolo de intenções para a formação do Consórcio Intermunicipal de Saúde.
A assinatura do protocolo de intenções cumpre mais uma etapa da implantação do SAMU. Depois disso, cada município deverá dar prosseguimento, encaminhando para a Câmara Municipal da sua cidade um projeto de lei que autoriza o município a participar do consórcio.
O prefeito de Jacareí, Hamilton Mota (PT) foi um dos que assinou. Além dele, participaram da cerimônia os prefeitos das cidades de São José, Caçapava, Paraibuna, Monteiro Lobato, Santa Branca e Igaratá. Por conta de um compromisso previamente agendado, apenas o prefeito de Jambeiro não estava presente, mas já confirmou sua participação no consórcio e assinará o protocolo posteriormente. Juntos, os municípios somam uma população total estimada de 993.867 habitantes, segundo o IBGE.
A previsão é de que o SAMU Regional tenha cerca de 300 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas para os veículos de urgência, entre outros. começando a funcionar até o final deste ano.
Estão previstas 20 ambulâncias para a região, que serão assim distribuídas: São José dos Campos (2 de suporte avançado (UTI) e 7 de suporte básico); Jacareí (1 uidade de suporte avançado (UTI) e 3 unidades de suporte básico); Caçapava (2 unidades de suporte básico); Paraibuna (1 unidade de suporte básico); Santa Branca (1 unidade de suporte básico);
Igaratá (1 unidade de suporte básico); Jambeiro (1 unidade de suporte básico) e Monteiro Lobato (1 unidade de suporte básico).
O custo mensal estimado do SAMU na região, baseada em dados do SAMU Regional de Mogi das Cruzes, é de R$ 1,2 milhão. Os trabalhos para a implantação do SAMU estão a todo o vapor. Várias reuniões entre os municípios já foram realizadas, pois a regionalização do serviço é uma exigência do Ministério da Saúde. O projeto da Central de Regulação Médica do SAMU já foi aprovado pelo Ministério e será instalada junto ao prédio do COI.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *