Vereador quer criação de Banco de Alimentos para Jacareí na Ceagesp

0 0

O vereador Hernani Barreto (PT) protocolou indicação ao prefeito Hamilton Mota sugerindo a elaboração de estudo para implantação de um Banco de Alimentos na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), unidade de São José dos Campos, cujos produtos arrecadados sejam destinados a entidades filantrópicas de Jacareí, como creches e asilos.

Pela proposta do vereador, o Banco funcionaria nos moldes dos já existentes em centros de abastecimento de várias cidades do país, no qual a parceria com os permissionários – produtores e/ou comerciantes atacadistas – permite a coleta de alimentos impróprios para a comercialização, mas adequados ao consumo.

Em São José dos Campos, por exemplo, onde o Banco de Alimentos foi inaugurado no início deste mês, a Ceagesp estima que sejam aproveitadas cerca de 3 (três) toneladas de alimentos por mês.

Além da coleta dos produtos, o banco também ficaria responsável pela seleção e distribuição dos alimentos às entidades cadastradas em um Fundo de Solidariedade, combatendo, desta forma, o desperdício e garantindo ainda uma complementação nutricional para a população atendida.

“É de amplo conhecimento que as entidades filantrópicas experimentam diariamente grandes dificuldades na aquisição de alimentos visando ao sustento dos acolhidos. O banco ajudaria a amenizar os impactos dessa dificuldade”, diz o texto da indicação.

Hernani lembra que, mesmo sendo um dos principais produtores de alimentos do mundo, o Brasil ainda desperdiça cerca de 7 milhões de toneladas de frutas e quase 6 milhões de toneladas de hortaliças por ano, segundo dados da Embrapa.

“Essa é uma forma inteligente de ajudarmos as pessoas que tanto necessitam e diminuir o desperdício. Além disso, com essa iniciativa nós podemos, inclusive, trabalhar na educação das futuras gerações para uma cultura mais justa com o ser humano e com o meio ambiente”, disse o vereador.

O vereador sugeriu ainda que a pretendida instalação do posto de arrecadação de alimentos possa estar disponível no Mercado Municipal e nas feiras livres, além de outros locais onde ocorra comercialização de alimentos.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *