Metalúrgicos de mais três fábricas aderem à onda de paralisações

0 0

Metalúrgicos de mais três fábricas da região realizaram paralisações nesta sexta-feira, dia 20, pela Campanha Salarial. Trabalhadores da MWL, em Caçapava, entraram em greve por tempo indeterminado. Na Usimoren, em São José dos Campos, e Wirex Cable, em Santa Branca, houve atraso de produção. Com isso, somam-se onze fábricas atingidas por onda de mobilizações durante a semana.

Na MWL, houve uma tentativa de impedir a realização de assembleia. Dois agentes penitenciários armados estavam no ônibus que fazia o transporte dos funcionários. Um deles barrou a saída dos passageiros para que não participassem da assembleia.

Mesmo assim, os trabalhadores desceram e aprovaram  o início da greve. Eles rejeitaram a proposta patronal do Sicetel (Sindicato da Indústria de Trefilação, Laminação e Materiais Ferrosos) de aplicar somente a inflação (6,07%) em setembro e 1,5% de aumento real em janeiro de 2014. Os metalúrgicos da MWL reivindicam 13,5% de reajuste, redução da jornada para 40 horas semanais (hoje a jornada na fábrica é de 44h), entre outros pontos específicos.

A MWL é fabricante de rodas e eixos para o setor ferroviário e possui cerca de 470 funcionários. Com a greve, 100% da produção está parada.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos registrou, no distrito policial de Caçapava,  notícia crime pedindo instauração de inquérito para apuração dos fatos.

Outras fábricas

Em Santa Branca, os metalúrgicos da Wirex Cable pararam por duas horas e meia (das 6h às 8h30). A fábrica é a maior da cidade, com 450 funcionários, e produz condutores elétricos. Entre seus clientes estão Petrobras e Vale. As negociações da Campanha Salarial também são feitas pelo Sicetel.

Na Zona Sul de São José dos Campos, houve atraso de uma hora na produção da Usimoren. Os trabalhadores rejeitaram a proposta apresentada pela Assecre (Associação dos Empresários do Chácaras Reunidas), de  7,13% de reajuste, sendo 6,07% de inflação e 1% de aumento real. 

Assembleia

O Sindicato realiza, neste sábado, dia 21, às 10h, uma nova assembleia geral para discutir os rumos da campanha. Serão apresentadas todas as propostas oferecidas até agora pelos patrões. A assembleia será na sede do Sindicato, à Rua Maurício Diamante, 65, Centro.

Esta semana, os metalúrgicos de onze empresas realizaram mobilizações pela Campanha Salarial para forçar os grupos patronais a avançarem nas negociações. As mobilizações aconteceram na GM, Schrader, Sun Tech, Blue Tech, Deca, TI Automotive, Parker Filtros, MWL, Wirex Cable, Retim e Usimoren.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *