Saci é tema de evento em Jacareí

0 0

Saciólogos de plantão, é hora de aproveitar o momento para fazer a população de Jacareí recordar valores culturais nacionais e perguntar: “Cadê os Sacis de Jacareí?” Para isso, a Fundação Cultural de Jacarehy convida para um bate-papo com o presidente e um dos criadores da Sosaci (Sociedade dos Observadores de Saci www.sosaci.org), Mário Cândido, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, nesta sexta-feira (25), das 18h às 20h. Em seguida, às 20h e às 22h, Ditão Virgílio, de São Luiz do Paraitinga, estará contando histórias de saci no programa “Uma Noite no Museu”.

Sosaci – Criada em 2003 em São Luiz do Paraitinga, a “ONC” (Organização Não-Capitalista) reúne jornalistas, escritores, sociólogos, economistas, matemáticos, violeiros, entre outros. Sem xenofobia, e de uma maneira lúdica, a Sosaci tem como objetivo valorizar a cultura popular, os mitos e as lendas do Brasil.

A cidade também foi a primeira a instituir o dia 31 de outubro como o “Dia do Saci e seus amigos” – a escolha da data foi proposital, para coincidir com o Halloween (Dia das Bruxas), festa tradicional nos Estados Unidos e cada vez mais presente no Brasil.

“Respeitamos os mitos dos outros, mas não queremos que eles sejam usados pela indústria cultural como predadores dos nossos. Cada vez mais, muitos brasileiros começam a compreender isso”, diz a apresentação da Sosaci.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *