Artista usa pintura em tecido para fazer representações de Nossa Senhora

0 0

A exposição “As faces de Maria” pode ser vista no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba até o dia 30 de novembro. São 26 obras do artista plástico, Vicente Sampaio, que utiliza o pano de prato no lugar de tela para inúmeras representações de Nossa Senhora.  Esta é a segunda exposição de Sampaio no Museu de Antropologia. A primeira foi em setembro com “São Benedito de Todas as Cores”.

Em “As faces de Maria”, Nossa Senhora surge em variadas representações: Virgem do  Rosário, Nossa Senhora da Cabeça, Senhora Desatadora dos Nós, Dos Navegantes, Da Estrela, Do Rocio, Da Saúde.
O artista – Vicente Sampaio nasceu em Guaratinguetá em 1959, onde vive até hoje. Participou do Revelando São Paulo, entre outras exposições, e tem uma de suas telas no Santuário de São Benedito em Palermo (Itália).

Vicente não tem formação acadêmica. “Gosto de ler e pesquisar sobre história e também sobre a vida dos santos. E sempre contextualizo a vida dos santos com a história. A partir daí desenvolvo meu trabalho. Não tive professor de arte, aprendi a pintar ainda na infância. Outro dia, deparei-me com um professor tentando explicar aos alunos o meu trabalho. E ele ficou intrigado como eu começo a pintar, porque começo com o pano dobrado e não sigo uma ordem. Faço primeiro a cabeça e depois faço a parte de debaixo e depois vou concluindo o corpo. Não sei se isso é uma técnica. Mas é o meu jeito de trabalhar”, conclui.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *