Os desfiles das escolas de samba este ano serão organizados pela Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu e pela Associação Jacareiense do Samba. Criada há menos de dois meses, a Associação reúne as nove agremiações que desfilarão no sábado (1º de março) na avenida Davi Monteiro Lino (próximo ao Parque da Cidade).
“A AJS vai atuar em conjunto com a Fundação Cultural de Jacarehy na organização dos desfiles”, explica a presidente da Fundação Cultural Sonia Ferraz. Desde 2011, as escolas de samba de Jacareí não contavam com uma entidade representativa. “A associação era uma necessidade das próprias agremiações para a organização dos desfiles, com o objetivo de qualificar cada vez mais o Carnaval de Jacareí”, explica o presidente Rogério Benedito Carneiro.
O regulamento da ASJ dispõe sobre a organização geral dos desfiles que inclui concentração, fiscalização, cronometragem, julgamento e penalidades.
O desfile deste ano terá início às 17h30 com as três escolas do grupo de acesso : Mocidade do Morro, Leões do Vale e Acadêmicos do São João. Cada uma tem no máximo 40 minutos para finalizar o desfile. A entrada das escolas do grupo especial está prevista para às 21h30. O grupo especial é formado pelas seguintes agremiações: Campo Grande, Unidos do Jacarezão, Unidos do Álcool, Santa Helena, Luz do Amanhã e Estrela Cadente. O tempo máximo de desfile é de 55 minutos.