Especial Fórmula E – PARTE 2

0 0

Apesar de ser uma categoria de monopostos, e organizada pela FIA, as regras da F-E são quase que todas diferentes da F1, e aqui vai um resumo das principais:

  • Os finais de semana das provas serão compostos por 3 treinos e 1 corrida. 2 treinos livres de 45 e 30 minutos respectivamente, 1 treino classificatório de 55 minutos e 1 corrida de 1 hora de duração

  • A potência dos carros varia de acordo com a sessão. Os 200KW totais são usados em todos os treinos. Já na corrida a potência é reduzida para todo mundo para 150KW

  • Na classificação, 4 grupos de 5 carros fazem a tomada de tempo por vez. Ao final, o piloto com melhor tempo é o pole

  • Na corrida, existe obrigação de apenas 1 pit stop para troca do carro. Sim, eles trocam o carro todo. Como não se reabastece o veículo, existirá sempre um 2º tendo suas baterias carregadas a espera do piloto durante a prova. Nada pode ser trocado em nenhum dos 2 carros, a não ser os pneus em caso de furo dos mesmos

  • Os pontos ao final de cada prova são distribuídos da seguinte forma: 1 º = 25pts, 2 = 18pts, 3 = 15pts, 4 = 12pts, 5 = 10pts, 6 = 8pts, 7 = 6pts, 8 = 4 pontos, 9 = 2pts e 10 = 1pt

  • O pole position sempre receberá 3 pontos por ela, e o dono da volta mais rápida nas corridas receberá 2 pontos

  • O campeão da temporada será aquele que somar mais pontos, sendo que na conta final, se exclui 1 dos melhores resultados obtidos nela. EX: piloto teve 3 vitórias na temporada. 1 delas é excluída para a contagem final, isso valendo claro para todos do grid

  • A equipe campeã será a aquela que tiver mais pontos também, mas neste caso sem qualquer tipo de exclusão na conta final

Os eventos do final de semana de corrida acontecem todos no mesmo dia para que não atrapalhem as cidades por muito tempo, segundo a FIA.

Outro chamativo nesta categoria são suas equipes e pilotos, tendo 3 brasileiros no certame: Bruno Senna, Nelson Piquet Jr e Lucas Di Grassi. Além deles, nomes como Nick Heidfeld, Takuma Sato e Sebastian Buemi estão no grid. Entre as equipes, temos a japonesa Amlin Aguri, de Aguri Suzuki (ex-F1), Andretti Formula E, de Michael Andretti e até a Trulli. Isso mesmo, equipe do italiano Jarno Trulli, ex-F1 e que também vai correr na categoria. A lista completa dos pilotos desta temporada, você encontra na página F-E (http://www.fiaformulae.com/en/teams.aspx).

O calendário da categoria é composto de apenas circuitos de rua, e nos lugares mais variados e charmosos do mundo: Pequim, Long Beach, Miami, Londres, Punta Del Este e até a cidade de Putrajaya, na Malásia, receberá uma etapa. Todas as etapas, com suas respectivas datas também estão no site da F-E (http://www.fiaformulae.com/en/calendar.aspx).

Uma outra curiosidade da F-E será a interação com os fãs. Eles poderão ajudar os pilotos para o qual eles torcem. Como? Dando uma energia extra nas provas. Como nelas a potência é reduzida (modo econômico) no site da categoria existe um local onde os fãs votam no seu piloto favorito para receber um FanBoost de 30KW que podem ser usados por 5 segundos por este piloto, em cada carro (como usam 2 por corrida, um total de 10 segundos). Porém não são todos que receberão, e sim apenas os 3 mais votados pelo site até momentos antes da corrida.

O campeonato acontece entre 2014 e 2015, e sua 1º etapa é amanhã, nas ruas de Pequim. O treino classificatório será à 1h da manhã deste sábado, tendo a corrida pouco tempo depois, ás 4h30. No Brasil, a transmissão será feita ao vivo do treino e da corrida, mas apenas em canal fechado, pela Fox Sports, usando seu canal 1.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *