A meritocracia também existe na Fórmula 1

0 0

No último domingo tivemos a decisão da temporada 2014 da Fórmula 1, o Grande Prêmio de Abu Dhabi, no moderno autódromo da Yas Marina. O inglês Lewis Hamilton conquistou seu segundo título de uma forma incrível em uma prova que começou de maneira morna, mas a partir de sua metade se tornou muito movimentada.

O resultado do pódio surpreendeu pois não aparecia com o nome de Nico Rosberg, o outro postulante ao título, mas sim os pilotos da Williams, com Massa em 2º. Vitória foi do novo bicampeão mundial. Mas esta ausência de Rosberg se dá justamente na metade da prova, quando um problema em seu ERS e em algo que prendia a potência de seu carro o fez ficar lento, tão lento que apenas os carros da Caterham tinham potência e velocidade final menor.

Nico saiu de 2º, e foi caindo pouco a pouco, até finalizar o GP em 14º, 1 volta atrás do líder. Um calvário que foi narrado através de seu próprio rádio, onde a cada instante em que ele aparecia no vídeo, se via alguém o ultrapassando e uma discussão sobre qual posição Lewis estava e qual era necessária para ele ser campeão em caso de abandono ou problema do inglês lá na frente.

Além desses momentos de Rosberg durante a prova, tínhamos uma Williams e seu piloto brasileiro Felipe Massa inspirados, voando na pista. Em dado momento, Massa era líder da prova, e quando faltavam menos de 20 voltas para o fim, tinha grande diferença para Hamilton, porém pneus mais velhos. Uma discussão se seguia na equipe para optar pela parada e arriscar a vitória com Massa na pista, ou deixá-lo administrar a vantagem que existia, tentando se segurar com pneus muito velhos. O resultado era o óbvio, trocar os pneus era necessário. Porém a decisão veio tardia, faltando 14 voltas para o fim. Mesmo com Massa tirando quase 1 segundo por volta, Hamilton tinha uma reserva em seu carro, e conseguiu trabalhar bem sua vantagem, completando o GP na frente a 2s576 a frente do brasileiro. O finlandês Bottas completou o pódio fazendo seu trabalho muito bem feito também. Não foi brilhante como em outros GP’s, mas mostrou o porque a especulação dele ser o substituto de Raikkonen na Ferrari em 2016 ser merecido.

Com este pódio duplo, a Williams finaliza o ano em 3º no mundial de construtores, atrás apenas de Mercedes e Red Bull. Após um dos piores anos de sua história em 2013, tendo marcado apenas 5 pontos, a equipe inglesa mostra força em um ano de mudanças e mostra que 2015 pode ser ainda melhor, se o projeto do novo carro for bem feito como o deste ano. Quem agradece é Felipe Massa e Bottas, que podem continuar a frequentar pódios e quem sabe vencer uma prova com a Williams.

A questão de pontos em dobro nesta prova de Abu Dhabi parecia agitar ela até a mesma ter sua largada. As disputas e resultados mais diferentes foram mesmo na parte da frente, reservando o pelotão intermediário aos velhos nomes de sempre, sendo eles: 4) Ricciardo AUS – Red Bull; 5) Button ING – McLaren; 6) Hulkenberg ALE – Force India; 7) Perez MEX – Force India; 8) Vettel ALE – Red Bull; 9) Alonso ESP – Ferrari; 10) Raikkonen FIN – Ferrari.

O campeonato mundial de pilotos fechou com a seguinte pontuação:

  1. Hamilton ING – Mercedes 384

  2. Rosberg ALE – Mercedes 317

  3. Ricciardo AUS – Red Bull 238

  4. Bottas FIN – Williams 186

  5. Vettel ALE – Red Bull 167

  6. Alonso ESP – Ferrari 161

  7. Massa BRA – Williams 134

Nesta semana, apresentaremos as últimas novidades da F1 que serão vistas para 2015, como contratos de Vettel e Alonso, futuro de Jenson Button e outras prévias do próximo campeonato.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *