Inscrições no Fies para o segundo semestre se encerram nesta quinta-feira

0 0

fies

As inscrições do processo seletivo para 61.500 vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que iniciaram no dia 3 deste mês, encerram nesta quinta-feira, 6.

A primeira e única chamada do sistema de seleção será divulgada no dia 10 de agosto, assim como a lista de espera dos candidatos não convocados.

Desta vez, o modelo das inscrições será diferente das últimas edições, sendo que os estudantes deverão se candidatar no site para uma seleção por meio de um sistema semelhante ao do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica).

Com relação à renovação semestral dos contratos, uma portaria foi criada pelo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antônio Idilvan de Lima Alencar, para reabrir o prazo, que havia terminado no dia 20 de julho e agora começa em 10 de agosto e se encerra em 31 de outubro.

Os estudantes que já possuem contrato do Fies têm até 31 de outubro para pedir a transferência integral do curso ou da instituição de ensino e solicitar a dilatação do prazo de uso do financiamento – referente ao primeiro semestre de 2015.

As inscrições podem ser feitas pelo site: http://fiesselecao.mec.gov.br.

Como será a seleção
O edital diz que “o estudante somente poderá se inscrever em 1 (um) único curso e turno de graduação dentre aqueles com vagas ofertadas no processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2015”.

Os estudantes que fizeram o Enem serão classificados de acordo com a nota final, sendo que os critérios de desempate, em caso de nota igual, seguirão a seguinte ordem: nota da redação, nota da prova de linguagens, nota da prova de matemática, nota da prova de ciências da natureza e nota da prova de ciências humanas.

Já os estudantes que não fizeram o Enem serão classificados de acordo com um cálculo que levará em consideração critérios de renda, raça, profissão e rede de ensino na qual os candidatos estudaram. Pelos cálculos, terão prioridade os candidatos com menor renda familiar bruta mensal, que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas, que tenham estudado na rede pública de ensino e que sejam professores de escolas públicas.

*Com informações do G1.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *