* Por Ana Sílvia Varella Bagattini
Nós sabemos, que o processo de envelhecimento se inicia a partir do momento em que somos gerados dentro do útero, correto? Ou a partir do momento em que nascemos? Diversos são os questionamentos, mas acredite começa muito cedo!
Aprendemos na escola, nas aulas de Biologia, a seguinte frase: “ O ser humano nasce, cresce, envelhece e morre”. Sempre acreditei nisso, até o momento em que eu fui estudar sobre o envelhecimento humano. Portanto.. corrigiria essa frase da seguinte maneira: “ O ser humano nasce/envelhece, cresce/envelhece, continua envelhecendo, até a sua morte” Esse processo é degenerativo e natural. Envelhecemos aos poucos, a cada dia, e torna-se maravilhoso. É sinal que estamos desfrutando de todos os ciclos da vida que nos é permitido.
E então, como tornar isso saudável?
Hoje temos diversos fatores que interferem em nossa saúde. Como exemplos; nossos hábitos de vida (o principal), hereditariedade, as doenças e as condições ambientais. São esses quatro os principais fatores!
Tendo em vista essas intervenções externas e internas, precisamos então saber o que fazer para garantir uma vida longa, saudável e um envelhecimento bem sucedido, certo?
A partir do momento em que você olhar para o seu futuro e se preocupar com ele, é a hora de se consultar com o gerontólogo!
E acredite, vai muito além de receitas de exercícios físicos e boa alimentação. Não podemos, nunca, esquecer de colocar a mente sempre em prática, ocupe-a todos os dias com coisas boas, leiam mais, criem, pintem, rabisquem, joguem, façam caça palavras, estratégias de memória, pensem menos em problemas, tirem horas, minutos do dia para “praticar a mente”. São ótimos exercícios para prevenir ou retardar doenças cognitivas, como Alzheimer.
Evitem o isolamento! Junto a ele, podem surgir doenças, como depressão e ansiedade. Criem grupos de amizades (fora do mundo virtual), mantenham o tato, visitas, passeios ao ar livre..
Cuidem da pele. Evitem muito sol, prefiram o sol da manhã, o qual melhora a absorção de vitamina D, melhorando assim a absorção de cálcio, ajuda também no combate à depressão. Passem protetor solar, sol acelera o envelhecimento da pele.
Não fumem e nada de exageros com bebidas alcóolicas, cuidem da alimentação. Lembrem-se que terão muitos anos ainda pela frente!
Frequentem os médicos, façam exames, participe de atividades, esportes, danças, que além de exercitar o corpo e a mente, permite que vocês façam relações positivas com outras pessoas, melhora o humor..
Viu? Uma coisa leva a outra! Juntando-as, podemos sim ter uma velhice saudável e ativa, com autonomia e independência.
Vamos rever o nosso dia-a-dia e identificar os fatores positivos e negativos que podem interferir na saúde e bem-estar!
Obs:O texto não reflete, necessariamente, a opinião do NJ