Fotografia e Selfies

0 0

mural

Em época de redes sociais e smartphones, as selfies fazem o maior sucesso. Pessoas de todas as idades, pelo menos uma vez na vida, já esticaram o braço, e se rederam ao encantamento que as selfies proporcionam.

O mundo inteiro está reconhecendo e oficializando essa mania. O Dicionário Oxford, o mais extenso da língua inglesa, em 2013, anunciou que um novo verbete passaria a figurar em suas páginas: selfie, que reúne o substantivo self (eu, a própria pessoa) e o sufixo ie. Eis sua definição: “Fotografia que alguém tira de si mesmo, em geral com smartphone ou webcam, e carrega em uma rede social.” Os responsáveis pelo Oxford informaram que o dicionário surgido no século XIX aceitou o novo verbete porque as citações a selfie cresceram 17.000% neste ano.

Mas a “selfie” não é uma invenção do mundo digital. Artistas de todas as épocas já se expressavam produzindo autorretratos através da pintura, gravura ou outras técnicas. O autorretrato é um gênero antigo. Existem relatos de que, no século V A.C., Fídias deu a uma escultura do templo de Parthenon, em Atenas, seu rosto. Mas foi só no Renascimento que o gênero ganhou força, expandindo a capacidade de expressão artística.

Mas o que é preciso para sair bem na selfie?  Expressão, iluminação, ângulos: são algumas coisas importantes para se levar em consideração quando falamos de selfie.

Um dos erros mais comuns das pessoas que tiram selfies é não se preocupar com o cenário, o fundo da foto. As pessoas costumam se concentrar tanto no rosto e não percebem se tem alguma coisa muito estranha no fundo. E isso pode estragar toda a foto.

Outra dica importante é conhecer bem o seu rosto e treinar. Treine no espelho, analise seu rosto, perceba seu melhor ângulo. Teste também expressões, sorrisos, olhares. Sorriso aberto, meio sorriso, caras e bocas engraçadas costumam fazer sucesso e ganhar muitas curtidas nas redes sociais. Invista em poses descontraídas demonstre naturalidade para a câmera. Mas cuidado que funciona para os outros pode não servir para você.

Pensando em toda essa expressividade, e analisando alguns dados sobre selfies, o site SelfieCity analisou 3.200 exemplos de fotos tiradas no mesmo espaço de tempo por habitantes de diferentes cidades do mundo (SP, Moscou, Bangkok, NY e Berlim) e desenvolveu estatísticas sobre o estilo de selfie preferido das pessoas. Por exemplo: SP e Bangkok são campeãs de sorrisos, enquanto em Moscou as poses geralmente são mais sérias. Por outro lado, em Moscou 82% das fotos são de mulheres – em SP 65%, NY 61%, Berlim 59% e Bangkok 55%. Outro dado engraçado é que em todos os lugares os homens dos autocliques têm média de idade maior que as mulheres – eles tem em torno de 25 enquanto elas não passam de 23.

O “selfie” perfeito requer boa iluminação. Aproveitar a luz natural do dia é um bom truque para ajudar no sucesso da foto, além de evitar ambientes escuros. Se a imagem for feita em casa, o segredo é se posicionar próximo a uma janela e usar essa luz para capturar seu melhor ângulo.

Outra dica importante é usar e abusar dos filtros. O Instagram possui 20 filtros, mas você pode querer algo diferente. Aplicativos como o Retro Camera Plus (disponível para Android), Hipstamatic (para iOS), Vignette (Android) e Pudding Camera (Android e iOS) oferecem filtros variados que vão dar efeitos incríveis nas suas fotos.

Use o temporizador da câmera do celular, isso dá mais liberdade na hora de se posicionar para as fotografias.

E a última dica é, divirta-se. Junte os amigos, faça caretas, coloque filtros divertidos. E depois é só aproveitar as curtidas e os comentários.

Agradecemos a nossa modelo Leticia Coelho (facebook.com/leticia.coelho.73157)  pelas fotos e também nossos leitores que acompanham nossa coluna semanalmente.

Se você tiver alguma duvida sobre qualquer assunto de fotografia, entre em contato conosco através do nosso site www.criartefotografias.com ou pelo nosso facebook fotografias criarte. Teremos o maior prazer em responder suas duvidas.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *