Com o objetivo de possibilitar o abrigo de animais de médio e grande porte (equinos e bovinos) recolhidos pela prefeitura em vias públicas, que não são considerados domésticos, o prefeito Izaias Santana assinou um convênio com a Etec Cônego José Bento, mais conhecida como Escola Agrícola de Jacareí, nesta quarta-feira (08).
Para o prefeito, essa iniciativa resolverá o problema de abandono e ausência de responsabilidade dos proprietários. “Será um esforço das secretarias de Segurança e Defesa do Cidadão com os guardas municipais, Mobilidade Urbana com o trânsito, Saúde com a Vigilância à Saúde e Meio Ambiente”, destacou.
Neste início de convênio, o primeiro passo será arrumar as baias da escola e adequá-las para receber os animais. Para a secretária de Meio Ambiente Rossana Vasques, “é imprescindível este convênio, porque não teríamos condições de fazer este programa de recolhimento”.
Para cuidar dos animais estarão envolvidos alunos, professores especialistas e servidores municipais. O proprietário terá três dias para a retirada do animal. A gerente de Proteção Animal Joelma Prilips explica que será necessário apresentar documentos de posse, carteira de vacinação, exames de “mormo” (zoonose transmitida para o homem), anemia e atestado de saúde do animal. Se o proprietário não aparecer, será encaminhado para doação.
Para a diretora da ETEC de Jacareí, Tânia Moraes essa parceria é importante, principalmente pelas questões pedagógicas. “Os alunos serão orientados no manejo com os animais e trabalharão em aulas práticas este assunto”.
A ETEC Cônego José Bento – Escola Agrícola de Jacareí, é mantida pelo Centro Paula Souza e oferece cursos profissionalizantes. O ingresso na escola é feito por meio de processo seletivo. As inscrições começam dia 14 de novembro e vão até 13 dezembro. Possui cerca de mil alunos. A ETEC fica na Av. Nove de Julho, 745, telefone (12) 3951-5800 ou 3951-5230.