Jacareí lança Leitura Comunitária Online para Plano Diretor

0 0

Foto: Divulgação PMJ

Jacareí disponibiliza para a população, a partir desta quinta-feira (24), a Leitura Comunitária Online, que é a possibilidade de você participar da revisão do Plano Diretor de Jacareí em plataforma digital. De 24 de março a 12 de abril, os interessados em contribuir para a construção do novo Plano Diretor poderão responder a um questionário online, para apontar os principais problemas e potencialidades da cidade, tanto do ponto de vista do bairro em que moram, quanto de todo o município. A participação é voluntária.

O secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio de Souza, coordenador do Conselho Gestor de Revisão do Plano Diretor, explica que o propósito da Leitura Comunitária Online é estimular que um número maior de pessoas participe das ‘Leituras Comunitárias’. Os encontros presenciais estão sendo realizados em todos os bairros, permitindo que mais informações sociais sobre a cidade sejam levantadas.

“Nosso objetivo é permitir que as pessoas que não tenham condições de ir presencialmente às leituras, possam contribuir com esse momento fundamental para a revisão do Plano Diretor, que é a construção de um amplo diagnóstico social da cidade. É esse estudo que vai permitir que tenhamos uma visão mais profunda sobre os problemas e expectativas da população para a cidade nos próximos anos”, ressalta o secretário.

O questionário foi elaborado com a supervisão técnica da equipe de professores de Mestrado e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba (Univap). “Todas as perguntas foram elaboradas a partir dos questionamentos que são apresentados nas Leituras Comunitárias presenciais”, explica a equipe.

“O propósito é que esse banco de dados que será levantado por meio dos questionários online, complemente as informações compiladas presencialmente”, destacam as professoras Fabiana Félix do Amaral e Silva e Lidiane Maciel, integrantes da equipe de professores da Univap, responsável pelo suporte técnico da revisão do Plano Diretor.

Questionário

Para preencher o questionário, os interessados deverão ler e aprovar o termo de autorização de uso de dados, além de fornecer o número do CPF. “A medida é necessária para evitar fraudes”, explicam as professoras. Os dados, no entanto, serão utilizados apenas para construção do diagnóstico social da cidade.

“Estamos tomando todas as precauções necessárias para que o processo seja o mais seguro possível para o usuário. Todo o processo obedece às normativas e orientações da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018) ”, enfatiza o secretário Celso.

Cidade Salvador e Nova Esperança

Na quarta-feira (23), foram realizadas as Leituras Comunitárias nos bairros Cidade Salvador e Nova Esperança, com presença significativa da população. Nesta quinta (24), às 19h, será a vez dos bairros Rio Comprido, na EMEF Maria Luiza de Souza Vasques (Estrada do Imperador, 196) e Jardim Paraíso, na EMEF Conceição Aparecida Magalhães Silva (Rua Exp. Lourenço Nogueira, 211).

Para o representante da Associação dos Moradores do Jardim Paraíso e Jardim Yolanda, Aías Santana, “a participação popular no processo de revisão do plano diretor é importantíssima para o crescimento do município, por meio das políticas urbanas”. Continuou: “Somente com a participação popular, essa revisão ganhará força, como instrumento que irá nortear a política de desenvolvimento da cidade. Teremos uma revisão do Plano Diretor participativa, que garanta uma cidade justa e igualitária, uma cidade inclusiva e que garanta qualidade de vida para todos. Por isso é tão importante que todos participem das etapas de revisão do Plano Diretor”.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *