Jacareí recebe espetáculo de dança gratuito neste sábado

1 0

A Cia. O Clã da Dança comemora 14 anos com o Espetáculo Contemporâneo de Dança Akai Ito, cuja estreia é neste sábado (04), no Teatro Ariano Suassuna (Av. Eng. Davi Monteiro Lino, nº 3595), em Jacareí, às 20h.

A lenda Akai Ito está ligada de forma sublime a anatomia do corpo humano. De todas as possíveis conexões em seu sistema circulatório, existe uma direta entre o coração e o dedo mindinho. Graças à artéria cubital, esses dois pontos distantes do corpo se conectam. Segundo a lenda do fio vermelho, o menor dedo de sua mão não é onde acaba essa vital conexão com seu coração. Do dedinho se desprende um invisível fio vermelho que leva o rastro de sua alma e lhe conecta de forma definitiva e profunda com os fios de outras pessoas, ou seja, com os seus corações.

Por se tratar de uma lenda oriental, a Cia. O Clã da Dança escolheu criar um espetáculo por meio da linguagem contemporânea, com influência do Butô, um estilo de dança expressionista japonesa, que mescla teatro e dança. O estilo surgiu na década de 50, período do pós-guerra, como resposta dos derrotados orientais à dominação ocidental.

Para a preparação Corporal do elenco foi convidado o multiartista Al Nascimento que estudou Butô no Japão, é criador do método Butô Mestiço e participou de vários filmes, inclusive de Carandiru. A composição do cenário e da luz está nas mãos do artista plástico Ederson Cleiton, ganhador de vários prêmios em festivais de teatro pelo Brasil. Atualmente, também é diretor do espetáculo Urrou, da Cia. Mônica Alvarenga.

Segundo Mônica Alvarenga, diretora da Cia, a construção dramatúrgica é tecida no diálogo da lenda com as histórias de vidas das intérpretes, que por meio desse “fio vermelho”, se conectaram e emaranharam–se. Tendo como único objetivo é fazer arte de qualidade em cidades do Vale do Paraíba

Além das apresentações, serão realizados workshops, com o elenco da Cia, no qual será compartilhado o processo de criação do espetáculo. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificado de participação.

Realização – O espetáculo de dança Akai Ito é uma realização do ProAc Editais 04/2021 com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo e Cooperativa Paulista de Dança.

Sábado (04), às 10h
Workshop com Al Nascimento – preparador corporal do espetáculo
Teatro Ariano Suassuna (Av. Eng. Davi Monteiro Lino, nº 3595)

Sábado (04), às 19h
Espetáculo Contemporâneo de Dança Akai Ito
Teatro Ariano Suassuna (Av. Eng. Davi Monteiro Lino, nº 3595)

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
100 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *