Água na velhice

0 0

* Por Ana Sílvia Varella Bagattini

coluna ana silvia foto

Todos nós sabemos da importância da água, certo? Mas nem sempre levamos isso a sério. O que é um grande problema para nosso organismo!

A água é um nutriente essencial à vida, pois atua na regulação da temperatura corporal, transporte de nutrientes e na eliminação de substâncias tóxicas, além de hidratar.

Nascemos com cerca de 90% de água corporal, na adolescência 70%, na idade adulta temos uma pequena queda, ficando com 60%. A partir dos 60 anos a água torna-se mais essencial, pois há uma perda significativa de água corporal, cerca de 50% a 45% apenas.

E por que há essa perda?

A quantidade de água no organismo em idosos é menor em virtude da perda de massa muscular, apresentando menor reserva hídrica. A sensação de sede assim, também diminui.

A desidratação em idosos aumenta o risco de várias condições como a infecção urinária, insuficiência renal, maior risco de quedas, confusão e delírios, estando também associado com o aumento de mortalidade em idosos hospitalizados. Pouca água significa menor quantidade de sangue, de oxigênio e de sais minerais em nossas veias e artérias, o que ocasiona esses problemas

Fiquem atentos aos sinais de desidratação:

  • Dores de cabeça;
  • Boca seca
  • Choro sem lágrimas
  • Pressão baixa
  • Confusão e desorientação
  • Fraqueza muscular
  • Tonturas
  • Perda de peso
  • Aumento de infecções
  • Pele seca, que ao pinçar com os dedos, demora para voltar ao normal

 

E como fazer que os idosos bebam mais água?

Informar a necessidade e lembrar sempre, pois com a perda da sensação de sede, eles acabam esquecendo. E não só água, os chás, sucos naturais, agora no frio o consumo de sopas, frutas e vegetais frescos, que são também ricos em água. E deve ser consumido em pequenas quantidades, diversas vezes ao dia. Deixar de lado refrigerantes e sucos industrializados para matar a sede, que acaba por fim dando mais sede e mais toxinas ao nosso organismo.

Colocar despertador para lembrar ou deixar um familiar responsável por lembrar o idoso.

Deixar sempre garrafinhas de água por perto. Águas saborizadas com limão, laranja, hortelã deixa mais atraente para o paladar.

No verão, suamos muito, precisamos então repor água! No inverno a pele fica muito seca, vamos hidratar! A todo momento nosso corpo pede água, vamos respeitá-lo e ofereçam água para os idosos que estão pertinho de vocês!!

Água e saúde a todos!

 

Obs:O texto não reflete, necessariamente, a opinião do NJ

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *