Para que servem os vereadores?

0 0

Quando escolhemos nossos representantes para o Executivo e Legislativo precisamos ter plena consciência da responsabilidade do nosso voto. Afinal, na urna é feita uma escolha para quatro longos anos e não podemos depois mudar no meio do caminho. O arrependimento pode até acontecer, mas a mudança somente será possível na próxima eleição.

A maioria das pessoas entende que é papel do prefeito trabalhar pelo bem estar da comunidade, e isso inclui obras e serviços. Já o vereador não tem autonomia e nem competência para executar os serviços. Se um determinado candidato à cadeira de legislador diz que se eleito vai construir um posto médico ou creche em determinado bairro ele não passa de um mentiroso. Pode sim, no caso de eleito, levar esta reivindicação para o Executivo e dentro da viabilidade econômica de acordo com o orçamento caberá ao prefeito executar ou não a obra solicitada.

Então, fica no ar aquela grande pergunta. Para que serve um vereador? Independente do partido político a que ele pertença e se estiver ou não ao lado do prefeito, o parlamentar deve acompanhar e fiscalizar os atos do Executivo e elaborar projetos que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Quando a gente fala em projetos é bom deixar claro que as iniciativas precisam ter sentido e eficiência, pois já estamos cansados de ver, ler e ouvir coisas absurdas que foram aprovadas e apenas permanecem no papel. Nem é bom citar exemplos porque uma página do jornal não seria suficiente.

Constatamos que dentro de uma determinada Câmara temos bons vereadores e outros que podem ser substituídos por cones ou tambores, pois afinal só servem para fazer números e votar o seu próprio aumento. Além de um excelente salário, os vereadores têm direito na contratação de assessores e alguns para garantir um bom relacionamento com o Executivo indicam parentes e amigos para exercer funções de comissionados na Prefeitura.

Na verdade, quando na campanha o candidato diz que se for eleito vai trabalhar pela comunidade está apenas fazendo promessa. Depois de eleito, ele contrata assessores, fala amém ao prefeito e ainda tem direito de indicar parentes para determinados cargos com altos salários. Se este tipo de vereador não existisse seria algo muito bom para a população, pois não gastaríamos nosso dinheiro com coisas inúteis. É melhor já ir pensando em quem escolher e para que realmente serve um vereador.

Marcio Luiz dos Santos
[email protected]

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *