A Fotografia e suas histórias

0 0

Você já teve a experiência de achar no fundo do baú da casa da vovó uma fotografia bem velhinha? Em preto e branco, com manchas e talvez alguns rasgos que o tempo deixou no papel? Com certeza, essas fotografias antigas têm muitas histórias para contar. Histórias de famílias, de vidas e também a própria história da fotografia. Hoje, em dia pegamos nosso celular e tiramos várias fotos de uma vez só, não é mesmo? Tiramos fotos do pôr do sol, de uma paisagem bonita, e muitas fotos de nós mesmos: as famosas selfies

História da Fotografia
História da Fotografia

Mas você se lembra do tempo em que para tirar uma fotografia você deveria ir até uma loja de artigos fotográficos, comprar um “filme”, colocar na sua máquina fotográfica analógica, tirar no máximo 36 fotos por vez, mandar revelar e esperar no mínimo uma hora para ver suas fotografias. Isso mesmo, nada de visor de LCD para ver as fotografias que você acabou de tirar, nada de tirar quantas fotos quiser sem se preocupar com isso, e na verdade, nem era tão fácil ter uma máquina fotográfica. Achou muito difícil? Então imagine só a primeira fotografia oficial da história, que levou oito horas para ser tirada.

História da Fotografia
História da Fotografia

A fotografia nasce pela junção de várias descobertas, que começam bem antes da data oficial de seu surgimento em 1826. A palavra fotografia vem do grego e significa desenhar com a luz. Se pensarmos nesse significado tão poético da fotografia, podemos dizer que ela tem início desde quando o homem começa a estudar e perceber a luz, como por exemplo, a partir das experiências executadas por químicos e alquimistas desde a mais remota antiguidade (aproximadamente 350 a.C.). Na Grécia antiga, já se conhecia o fenômeno da produção de imagens pela passagem de luz através de um pequeno orifício. E na Idade Média, o físico e matemático Alhazen, descreveu um método de observação dos eclipses solares através da utilização de uma câmara escura. A câmara escura na época, consistia de um quarto com um pequeno orifício aberto para o exterior.

História da Fotografia
História da Fotografia

Leonardo da Vinci aprofunda o conhecimento sobre a câmera escura, e constrói um aparelho que passa a ser amplamente usado por artistas. Mas esse aparelho ainda não é capaz de gravar imagens, só podiam observá-las projetadas dentro da câmera escura.

Só com o avanço de estudos da química e da física que em 1826, o francês Joseph-Nicéphore Niépce obteve imagens com cloreto de prata sobre papel conseguindo fixar a imagem da vista da janela do seu quarto em uma placa metálica.

imagens-histricas-12-728

Ter uma fotografia no século XIX, era um artigo de luxo e requinte. Você ficaria orgulhoso se na sua vida inteira você conseguisse ter uma foto sua. Com a invenção do negativo e das câmeras portáteis a fotografia fica mais acessível, e mais pessoas podem ter e tirar fotos. Mas mesmo assim, tirar uma foto era um momento especial. Você poderia levar toda a sua família para tirar uma foto no “retratista” da cidade. Todos com as suas melhores roupas, bem “abrumados” como se dizia.

A fotografia trouxe uma revolução na forma de ver e de produzir imagens. Artistas, poetas, romancistas se inspiraram na fotografia. Imagine os dias de hoje sem a fotografia e sem tudo que ela trouxe. Não haveria cinema, televisão, ultrassom, e muitas outros aparelhos que usam a imagem fotográfica como base.

E o que seria se nossas memórias sem a fotografia? A fotografia que é capaz de eternizar momentos, de nos mostrar pedacinhos de passado revelados no papel, de nós mostrar quem já se foi, e nos transportar para outros tempos e lugares. Já imaginou a vida sem fotografias?

Quer conferir mais fotos do nosso ensaio sobre a fotografia e sua história? Quer mandar uma foto antiga e contar a história dessa foto para fazer parte da nossa página? Curta nossa página no facebook: Fotografias Criarte e mande sua mensagem.

Boa semana e boas fotos

História da Fotografia
História da Fotografia
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *