Este ano vai! Ponha suas promessas de ano novo para acontecer em 2015

0 0

Você é daquelas pessoas que fazem mil promessas de ano novo? Mas, que no decorrer do ano se esquece de todas elas… Segue a vida do mesmo jeitinho de sempre, sem cumprir com nada do que prometeu a si próprio.

Por que será que é tão difícil cumprir com as promessas feitas na passagem do ano?

Na verdade, podemos dizer que muitas dessas promessas nos fazemos pela força do hábito. Na verdade, nem no momento em que a fazemos, botamos muita fé de que vamos cumpri-las. Mas, mesmo aquelas que realmente desejamos realizar, não são retomadas após o a noite de ano novo e tendem a perder a intensidade com o passar do tempo.

Isso acontece porque, nós todos, temos uma tendência natural a nos acomodarmos, a nos fixarmos na rotina e assim, manter as coisas como estão, mesmo quando não paramos para pensar nisso. Na verdade, fazemos sem perceber, é como se estivéssemos no piloto automático.

Desta forma, o desejo de mudança, de realização de algo novo, diferente daquilo que a gente vem vivendo, acaba ficando distante e com o tempo perde a intensidade… Até que desistimos da possibilidade.

Isso é quase inevitável. E só tem um jeito de garantir que aquele desejo transformado em promessa na virada do ano se concretize em nossas vidas: Planejando. Isso mesmo! Não existe fórmula mágica. Também não é uma questão de sorte ou de azar, isso pode até ajudar, mas o que faz conquistarmos um objetivo é o planejamento para atingir o resultado.

O primeiro passo é deixar a imaginação rolar e o desejo tomar forma. Depois que a gente já sabe o que quer (com todos os detalhes), é hora de transformar o desejo em objetivo e planejar a melhor maneira de alcança-lo.

Para isso, organizar um plano de ações, estipulado metas para cada passo a ser cumprido ajuda muito e facilita a continuidade do processo até o resultado final. Além disso, quando a gente transforma um objetivo muito grande, em pequenos objetivos menores, o risco de não conseguir diminui, pois, baixamos nosso nível de ansiedade, e deste modo não pulamos etapas, fazendo cada coisa no seu tempo, progredindo sem correr o risco de nos cobrar de mais, ou além daquilo que temos condições de cumprir.

É claro que é preciso bom senso e coerência no que se tem por objetivo. Traçar planos que temos condições de executar, dentro de expectativas possíveis de serem atingidas são fundamentais para o resultado esperado acontecer.

É preciso ainda persistência e vontade. Se você é do tipo que desiste fácil, desanima no primeiro obstáculo, precisa aprender a ser mais positivo e confiante e não entender qualquer problema como a derrota absoluta.

Ter outras opções é uma forma inteligente de tratar os imprevistos. Estar sempre pensando num plano “B”, numa outra possibilidade, é fundamental, ainda mais se seu objetivo for de médio a longo prazo, haja vista que tudo muda constantemente ao nosso redor, temos que saber fazer adequações para manter nosso foco no objetivo final.

E ainda, avaliar os riscos, só quando identificamos e avaliamos os prós e os contras, somos capazes de minimizar as ameaças e cuidar para que as coisas sigam o caminho que traçamos.

Ajuda muito colocar os planos no papel, escrever o objetivo, as metas e o plano de ações traçado. E atualizar essas informações à medida que avançamos é uma forma de organizar os passos e mais do que isso, de visualizar o processo, o que já foi feito e o que está por vir. Quando um objetivo é colocado no papel ele se torna mais concreto.

Por último, ser positivo e confiante ao dar os primeiros passo e seguir em frente. É preciso por a mão na massa… Fazer acontecer. Por em prática todo o planejamento é o que fará seu sonho se tornar realidade. E sua promessa de ano novo durar muito mais que uma noite de réveillon.

 

 

Flávia de Oliveira

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *