Caminhada fotográfica pela história

0 0

SONY DSC

Você já pegou a sua máquina fotográfica para registrar e guardar para sempre um momento especial de sua vida? Ou olhou a foto de alguém que está longe para matar a saudade? E quando nós olhamos a imagem de um lugar lindo e quase nos sentimos transportados para esse lugar? Você já se viu em algumas dessas situações? Pois é, a fotografia tem esse poder de eternizar momentos, mostrar lugares que ainda não conhecemos, ou que ficaram no passado. Fotografia é registro, é história, é lembrança, é arte, é poder compartilhar olhares. E por isso que estamos aqui, para mostrar um pouco do nosso olhar sobre a nossa cidade, nossa cultura, nossa gente, NOSSA JACAREÍ. Por meio da fotografia e de muitas histórias interessantes que ainda vão passar por aqui.

SONY DSC

Não podíamos escolher outro tema para inaugurar esse espaço: “Nossa Cidade de Jacareí”, cheia de histórias e de imagens. Então saímos para uma caminhada fotográfica, e colocamos Jacareí NA MIRA DA LENTE. Convidamos vocês a virem nesse passeio conosco.

Mas, antes de continuar contando sobre nossa aventura fotográfica, você conhece a história de Jacareí? Sabia que essa cidade já foi chamada de Atenas Paulista? Você sabe qual a origem do nome “Jacareí”? O que Jacareí ainda traz de sua 3história de tantos anos? Andando pelas ruas da cidade pudemos ver rastros dessas histórias: história da estrada de ferro, dos barões do café, e também história dos caboclos, dos escravos e do povo que construiu essa cidade.

Segundo registros e documentos históricos a povoação de Nossa Senhora da Conceição de Jacareí inicia-se em 1652, por 4iniciativa de Antônio Afonso, seus filhos e agregados, tendo sido elevada a vila em novembro de 1653.

Sérgio Buarque de Holanda (1975) afirma que uma das razões da fundação de Jacareí estava na dificuldade dos habitantes das roças, no entorno da região alcançarem Mogi das Cruzes, onde levavam mulheres e filhos para serviços religiosos.

Constam no arquivo municipal duas hipóteses para a origem do nome da cidade, mas ambas ligadas à presença de jacarés no Rio Paraíba. Uma das hipóteses afirma que a palavra vem do Tupi-Guarani “Icare-ig” que significa “Rio dos Jacarés”. A outra versão é que a origem do nome está associada a observação de um viajante que ficou espantado com a grande quantidade de 6jacarés às margens do rio, e esta observação acabou dando origem ao nome da cidade.

A cultura do café e a presença dos barões nessas cidades, promoveram grande fluxo de luxo e requinte no Vale do Paraíba.

A estrada de ferro chega à Jacareí em dois de julho de 1876. O prédio da estação original não é o que encontramos hoje na cidade, como aconteceu na maioria das estações. A primeira construção era mais humilde e foi demolida em 1925, para a construção de um complexo ferroviário que atendesse às novas necessidades de demanda.

João da Costa Gomes Leitão foi o principal acionista da cidade na Cia. Ferroviária São Paulo-Rio. Porém em 1871, assinou a desistência da concessão da linha, e em 1872 o direito de concessão foi transferido a Ângelo Tomás e Domingos Moutinho. Isso ocorre provavelmente devido as grandes perdas econômicas 7que o barão teve com a guerra do Paraguai, em que ele custeou a ida de diversos escravos.

Em nossa caminhada fotográfica, pudemos observar essa arquitetura que tanto conta sobre a história de Jacareí.

SONY DSC

SONY DSC

Os prédios da antiga estação abrigam hoje a Fundação Cultural de Jacareí e o antigo Solar Gomes Leitão é o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba. Também passamos pela Igreja Matriz da Imaculada Conceição, pela praça Conde de Frontim, pela Praça do Rosário, e assim como as fotos contam histórias, esse patrimônio arquitetônico também nos contam, é só chegar perto e olhar com atenção nos seus detalhes, e cada parede, cada ornamento, cada rachadura, conta um pouquinho de tudo que essas construções viram por todos esses anos de história. E você, já parou para escutar, quer dizer, observar esses prédios, e essas histórias? Mas Jacareí ainda tem muito que contar, e você pode ajudar a preservar esse patrimônio e contar essas e outras histórias.

 

E você quer estar NA MIRA DA LENTE? Mande suas histórias, sugestões de assunto, e o que você quer ver NA MIRA DA LENTE da próxima semana?

coluna foto

SONY DSC

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *