O que esperar de 2012

0 0

Olá Pessoal, tudo bem?

 

Depois de um sumiço de fim de ano, voltamos às colunas semanais, apesar de não ser muito fã de exercícios de adivinhação do futuro, vamos tentar “prever” um pouco do que vai acontecer no decorrer deste ano que começa.

Vamos começar falando sobre a Apple, empresa sensação dos últimos anos, agora começando um ano sem Steve Jobs. Apesar da companhia da maça não costumar compartilhar seus planos futuros, entretanto, baseado nos rumores atuais, os consumidores podem esperar um upgrade na linha de MacBooks Pro. O recurso mais comentado seria uma “retina-display” para o laptop, com resolução de 2880 por 1800 pixels, um sonho para os artistas gráficos. Outro rumor fica por conta do MacBook Air .Há informações sobre modelos de 14 ou 15 polegadas do notebook. A terceira geração do iPad também deve dar as caras, provavelmente com uma tela de maior resolução e processador mais poderoso.

 

Já para os lados da Microsoft, o grande destaque deve ficar com o lançamento do  o Windows 8. Com a liberação da versão beta ainda em fevereiro e, como o lançamento oficial deve ocorrer ainda este ano, novos computadores terão o sistema operacional já instalado, trazendo à tona novamente o questionamento se as empresas devem ou não fazer o upgrade.

Outro candidato que deve encontrar seu espaço no mundo corporativo é o Kinect, já que o acessório será compatível com o Windows. Ele poderá ser útil não só para videoconferências mas também é uma maneira de utilizar gestos ou mesmo leitura labial para enviar comandos para o computador. Por fim, o Skype, recém-adqurido pela Microsoft, deve expandir suas ofertas para competir com os Hangouts do Google no campo de conversas com áudio e vídeo.

Já  amado por uns e odiados por outros, há rumores de que o Facebook pode estar interessado novamente em um celular com sua própria marca – e, com isso, enfatizando ferramentas de localização. Os anúncios devem chegar ao feed de notícias dos usuários, oferendo às empresas uma maneira nova de enviar suas mensagens aos clientes, provavelmente de uma maneira mais precisa.

Outra gigante que merece destaque, a Google. Neste ano de 2012 verá a versão mais atual do sistema operacional móvel, o Ice Cream Sandwich, que será disponibilizado em diversos smartphones novos, ao mesmo tempo que os upgrades estarão ao alcance dos  modelos mais recentes presentes no mercado. O software também é esperado nos tablets, apoiado nos rumores do Gooogle estar planejando lançar um “tablet de alta qualidade” para competir com o iPad.

Por fim, o resto dos esforços deverá estar relacionado ao Google+, como apresentação de novos recursos e integração ainda maior com seus outros serviços.

 

O processador ou CPU (do inglês Central Processing Unit, ou Unidade Central de Processamento) é uma parte indispensável de qualquer gadget moderno, seja ele um desktop, notebook, smartphone ou tablet. É ele quem “mói” números, lida com dados e distribui tarefas aos outros componentes, e é uma das peças-chave na hora de determinar a espessura de seu notebook ou a duração de bateria de seu smartphone. A cada ano esses pedacinhos de silício ficam menores, mais poderosos e mais eficientes. E isso é uma boa notícia para os aficcionados por gadgets, já que como resultado os aparelhos se tornam mais rápidos, mais leves e ainda mais impressionantes. 2012 não será exceção.

Em 2012, a Intel irá começar a produzir processadores baseados numa revisão da arquitetura Sandy Bridge em um processo de 22 nanômetros. Os novos chips, de codinome Ivy Bridge, novamente prometem ainda melhor desempenho e menor consumo de energia, assim como fizeram as duas gerações anteriores. A maior parte da informação que temos sobre este lancamento vem do Intel Developer’s Forum, realizado em 2011, além de uma ou outra apresentação interna em PowerPoint que “vazou” ao longo do ano. O principal ponto é a mudança no processo de produção, de 32 para 22 nanômetros, o que permite à Intel criar chips que consomem menos energia.

 

E quanto à AMD? A empresa está focada em suas APUs (Accelerated Processing Units, em inglês, algo como “Unidade de Processamento Acelerado”) Fusion, que combinam um processador e uma GPU dedicada em um só chip. Mas ela terá muito trabalho pela frente neste ano.

Quanto à segurança da informação, o que deve se destacar em 2012 é a existência de novas ações de “ativismo hacker” ou “hackativismo”, representado principalmente pelas ações do movimento Anonymous. Aqui, cabe destacar os “braços locais” do Anonymous que operam em diversos países, com finalidades específicas e restritas e que, por isso, não receberam grande cobertura internacional. Mas ações de maior repercussão, como a invasão do instituto de inteligência Stratfor, que ocorreu no final de 2011, vão acontecer novamente em 2012.

Sobre a Cloud Computing (assunto da ultima coluna), os serviços na nuvem se expandiram nos últimos anos de aplicativos especializados, como folha de pagamento, até pacotes corporativos mais gerais como Office 365 ou Google Apps for Business, para chegar até essenciais de TI como armazenamento ou servidores. Apesar de as quedas de serviço e perda de dados terem sido muito noticiados, elas na verdade afetaram relativamente poucos clientes por períodos curtos de tempo.  O truque verdadeiro é usar a nuvem de forma eficiente enquanto se mantém a segurança e a disponibilidade dos dados – o que não é uma tarefa fácil.

 

Bem, acho que isto é o mais legal a se dar destaque, durante o anos falaremos mais sobre hardware, softwares, redes, internet, web designer e muito mais…

 

 

É isto ai, pessoal…

Abraços, Saúde e Sucesso a todos neste 2012 que começa!

 

 

Ricardo de Macedo

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *